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Pressão e banda de rodagem dos pneus: o grande impacto que isso tem na economia de combustível

Seja sua frota ou veículo pessoal, a pressão e a banda de rodagem dos pneus desempenham um papel silencioso, mas enorme, na economia de combustível, que está diretamente ligada ao consumo de combustível e, como resultado, aos custos de combustível.

A pressão dos pneus é frequentemente esquecida — isto é, até você ficar perdido e preso no meio do nada, se perguntando por que sua frota ou carro usou uma quantidade ridícula de combustível em uma distância relativamente curta, sem perceber que isso pode ter algo a ver com a pressão dos pneus, sua banda de rodagem ou ambos.

 

Neste artigo, você irá:

  • Explorar as definições de economia de combustível, pressão dos pneus e banda de rodagem
  • Descobrir por que os Moçambicanos devem se preocupar com a economia de combustível
  • Entender os efeitos de pneus com pressão excessiva e insuficiente na economia de combustível
  • Descobrir o impacto da banda de rodagem e da pressão dos pneus na economia de combustível
  • Aprender como disparar sua economia de combustível com as soluções inovadoras da Cartrack

 

Navegando pela economia de combustível, pressão dos pneus e banda de rodagem

De acordo com a Forbes, a banda de rodagem dos pneus contribui para quase um terço da economia de combustível de um veículo.

Aprenda a economizar em custos de combustível educando-se sobre economia de combustível, pressão dos pneus e piso abaixo:

Navegando pela economia de combustível

  • Definindo economia de combustível: Economia de combustível é a distância que um veículo pode alcançar enquanto funciona com uma quantidade fixa de combustível. Você a calcula dividindo a distância percorrida em quilômetros pelo número de litros no veículo. Em outras palavras, quilômetros por litro (km/l). Muitas descrições desse conceito dependem da métrica dos EUA, que se traduz em mpg ou milhas por galão

  • Explorando o cálculo: O cálculo pode se tornar mais complexo. A distância que seu veículo ou frota pode percorrer pode ser influenciada por muitos fatores, incluindo:
    Tamanho do carro
    -Estilo de direção
    -Uso do controle de cruzeiro
    -Peso da carga
    -Terreno

 

A diferença entre economia de combustível e eficiência de combustível

É essencial definir eficiência de combustível, pois muitos presumem que eficiência de combustível e economia de combustível são a mesma coisa.

A economia de combustível é específica para a distância e, embora a eficiência de combustível seja calculada da mesma forma, esse conceito é usado simplesmente para descrever como usar combustível, em geral, para garantir que o mínimo possível seja usado.

O artigo de Lori Baker para a Escola de Engenharia do MIT, “Qual é a diferença entre eficiência de combustível e economia de combustível” esclarece essa diferença explicando que economia de combustível significa milhas por galão. Por outro lado, a eficiência de combustível é usada para descrever a eficiência com que o combustível é usado.

 

Navegando pela pressão e banda de rodagem dos pneus

  • Definindo a pressão dos pneus: A pressão dos pneus é o volume de ar bombeado para dentro de um pneu. Ela ajuda a estabilizar os veículos, garantindo que cada pneu tenha a pressão correta.

  • Definindo a banda de rodagem dos pneus: As bandas de rodagem dos pneus são as ranhuras ou padrões no exterior dos pneus. Essas bandas de rodagem são projetadas para garantir que os veículos tenham uma aderência sólida na superfície da estrada.

 

 

Por que os sul-africanos e as empresas comuns devem prestar atenção à economia de combustível

Os preços da gasolina fizeram com que os sul-africanos comuns e os departamentos de gerenciamento de frotas das empresas se esgotem, exigindo maneiras inovadoras de lidar com o consumo de combustível. Aproveitando os números da Volvo acima, fica claro que melhorar a economia de combustível é uma maneira eficaz de reduzir os custos de combustível, seja você um gerente de frota ou um proprietário de carro comum.

Descubra mais sobre os benefícios de custo e outras vantagens de melhorar sua economia de combustível abaixo:

 

Benefícios de custo expandidos

  • Custos de combustível: conforme mencionado, melhorar sua economia de combustível reduzirá os custos de combustível, pois menos combustível será usado em certas distâncias. Isso também significa que você pode fazer um orçamento para dirigir distâncias maiores com a mesma quantidade de combustível que estava usando antes de melhorar sua economia de combustível.

  • Custos de manutenção: se você percorrer a mesma distância com menos combustível, provavelmente haverá menos desgaste. Esse desgaste evita a manutenção do motor e os custos associados, bem como o tempo de inatividade desnecessário.

  • Expansão geográfica: Em relação aos negócios, se os gerentes de frotas optarem por usar o combustível extra que teria sido usado em uma distância previamente definida, a entrega da frota pode ser expandida geograficamente para atingir uma base de clientes mais ampla. Essa expansão significa que os gerentes de frota podem obter mais clientes e vender mais produtos, melhorando a expansão geral dos negócios.

  • Lucro líquido e renda disponível: os controladores de frota também podem simplesmente aumentar seu lucro líquido, e os indivíduos podem usar o dinheiro extra para pagar por recursos básicos ou gerar renda disponível.

 

Ganhar e economizar dinheiro enquanto salva o meio ambiente

Menos consumo de combustível significa que menos fumaça será liberada do escapamento — essa fumaça contém gases nocivos que impactam negativamente o meio ambiente, como dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e monóxido de carbono.

Além do impacto ambiental positivo, isso pode levar a uma boa reputação com clientes atuais ou novos, parceiros ou outras empresas.

 

Aumentar a produtividade da frota

Usar menos combustível em uma determinada distância permite que os motoristas da frota parem com menos frequência para reabastecer. Menos paradas economizam tempo, fazem entregas mais eficientes e melhoram a produtividade da frota.

 

Pressão e sulcos dos pneus e seu impacto na economia de combustível

A pressão dos pneus afeta muitas partes da sua experiência de direção, desde viagens suaves até pneus furados. Ela afeta a segurança do motorista e de todos os passageiros ou mercadorias no veículo. No geral, o desempenho do veículo piora se os pneus estiverem com pressão excessiva ou insuficiente, e a alta economia de combustível é apenas uma das consequências negativas.

 

Maior uso de combustível

O aumento do consumo de combustível significa que um veículo percorrerá menos distância do que poderia se houvesse menos consumo de combustível, influenciando diretamente a economia de combustível. Pneus com pressão excessiva e insuficiente podem levar a um aumento no consumo de combustível.

 

Pneus com pressão insuficiente

  • Expandir o contato do pneu com a estrada aumenta a resistência ao rolamento, aumentando o consumo de combustível à medida que o motor trabalha mais. De acordo com a Forbes, “a resistência ao rolamento é responsável por cerca de 9% do consumo de combustível de um caminhão”.

  • Impacto na gestão de frotas: Três pesquisadores aplicaram esse fato a frotas em um artigo de periódico de 2019 que investigou a influência da pressão dos pneus no consumo de combustível em caminhões. De acordo com sua pesquisa, a pressão dos pneus é um fator essencial que afeta a eficiência do veículo, a resistência ao rolamento e o consumo de combustível.

  • Empenamento do pneu: A pressão mais baixa do pneu também aumentará a resistência ao rolamento, levando ao empenamento do pneu.

 

Pneus superinflados

Há um equívoco de que pneus superinflados podem melhorar a economia de combustível. Embora isso possa ser verdade até certo ponto, quanto mais superinflado o pneu e quanto mais tempo a superinflação continuar, mais resultados opostos podem ocorrer. A relação entre pneus superinflados e consumo de combustível é mais complexa.

O gráfico abaixo mostra a suposição de que o consumo de combustível cai com mais inflação. À medida que o pneu infla para 3,0 bares de pressão do pneu (representado pela linha vermelha), o consumo de combustível diminui para 10,9 a 1/100 ou 1 litro por quilômetro (representado pela linha azul). Todos esses números são precisos, mas há mais.

 

Embora a inflação excessiva dos pneus possa não estar diretamente relacionada ao consumo elevado de combustível, ela causa desgaste ao longo do tempo, o que aumenta a resistência ao rolamento. Isso resulta em um aumento no consumo de combustível, causando um aumento na economia de combustível.

 

Banda de rodagem do pneu e seu impacto na economia de combustível

A banda de rodagem e os padrões dos pneus também afetam a economia de combustível, às vezes se sobrepondo à pressão dos pneus. Por exemplo, quando pneus inflados demais se desgastam, a banda de rodagem do pneu se desgasta, especialmente no centro, e assim, mais uma vez, a resistência ao rolamento aumenta.

Descubra mais sobre a banda de rodagem do pneu, os padrões e sua relação com a economia de combustível:

  • Maior aderência do pneu: quanto maior a profundidade da banda de rodagem, mais aderência o veículo tem, levando a uma melhor economia de combustível e vice-versa. Esse aumento na economia de combustível ocorre porque o carro não precisará de tanto combustível para se movimentar.

  • Pneus deformados: os padrões de piso, que ajudam na tração do veículo, influenciam significativamente o consumo de combustível, negativa ou positivamente, com base no tipo de veículo e no contexto de onde e em que condições o veículo ou a frota está dirigindo. Alguns desses exemplos incluem:

    Padrões de nervuras: os padrões de nervuras são amplamente recomendados porque têm menor resistência e são paralelos aos pneus na estrada.

    Pneus de energia padrão: os pneus de energia padrão não são recomendados para baixa economia de combustível em veículos particulares, pois seus padrões não são projetados para melhorar a eficiência de combustível, mas criar mais resistência ao rolamento. No entanto, esses pneus ainda são usados ​​na maioria dos veículos. De acordo com um artigo do Tyre World Medium, eles são fabricados para a população em geral para fornecer durabilidade e conforto.

    Padrões de piso agressivos: não é recomendado empregar padrões de piso agressivos em rodovias, pois podem aumentar a resistência ao rolamento. Esses padrões de piso são construídos para uso off-road.

 

 

Acelere sua economia de combustível com as soluções inovadoras da Cartrack

As soluções inovadoras da Cartrack ajudarão você a prevenir e detectar um possível aumento na economia de combustível. Explore mais abaixo:

  • Manutenção Preventiva Automatizada: Com nossa solução de manutenção preventiva automatizada, os gerentes de frota podem rastrear facilmente quaisquer necessidades de manutenção e cuidar delas antes que se tornem um problema mais significativo, mais caro e demorado, com correções mais aprofundadas e maior tempo de inatividade. Essas soluções incluem alertas em tempo real para que você saiba precisamente quando é hora de colocar mais ar ou substituir os pneus, garantindo que não haja atrasos para garantir que sua economia de combustível esteja em um nível saudável.

  • Monitoramento de combustível: o monitoramento do consumo de combustível da Cartrack pode ajudar você a rastrear o uso de combustível da sua frota e observar quaisquer picos de uso. Embora isso não signifique necessariamente que os pneus sejam o problema, ele pode apontar outros problemas que afetam sua economia de combustível, incluindo seus pneus, e assim pode ajudar você a resolvê-los com antecedência.

  • Comportamento do motorista: usando nossas soluções de comportamento do motorista, como scorecards e relatórios de comportamento do motorista, os gerentes de frota podem monitorar se os motoristas se envolvem em comportamentos que potencialmente danificam seus pneus.

  • Scorecards do motorista: os scorecards do motorista permitem que você observe seus motoristas quanto a comportamentos severos e os recompense com altas classificações se eles se comportarem bem. Alguns desses comportamentos severos, como excesso de velocidade ou aceleração brusca, podem danificar os pneus. Em outras palavras, incentivar os motoristas a dirigir com segurança, seja por meio de classificações altas ou motivá-los por outros meios, como bônus ou aumentos, pode ajudar você a evitar danos aos pneus da sua frota e impactar negativamente sua economia de combustível.

  • Relatórios de comportamento do motorista: os relatórios de comportamento do motorista fornecem insights profundos sobre os hábitos do seu motorista, como manter o controle de todos os comportamentos agressivos de cada motorista ao longo do tempo. Mais uma vez, isso pode ajudar você a identificar comportamentos que danificam os pneus da sua frota. Você também pode solicitar relatórios de viagem instantâneos para ajudar a combater comportamentos agressivos em tempo real.

  • Ofertas de pneus de carro: se você não administra uma frota e está procurando melhorar sua economia de combustível como motorista de uso pessoal, os especialistas da Cartrack podem negociar ofertas de pneus de carro para você, garantindo que você obtenha pneus excelentes para economia de combustível.

 

Respondendo às suas perguntas sobre economia de combustível (FAQs)

P: Como os pneus reduzem o consumo de combustível?

R: Conforme mencionado, os padrões de piso podem reduzir o consumo de combustível dependendo de vários fatores, como pressão do pneu, se a pressão está ajustada corretamente e se está com pressão excessiva ou insuficiente.

Além disso, o alinhamento das rodas, o tamanho e o peso podem reduzir o consumo de combustível, entre muitos outros fatores.

O alinhamento das rodas pode reduzir ou aumentar o consumo de combustível dependendo se estão desalinhadas. Rodas desalinhadas arrastam, então elas usam mais combustível, exigindo que o motor trabalhe mais.

Rodas adequadamente alinhadas, no entanto, têm o efeito oposto. Não haverá tanto arrasto, o motor ficará menos estressado e o consumo de combustível será menor.

O peso do pneu afeta a resistência ao rolamento, pois quanto mais leve o pneu, menor será a resistência ao rolamento, e vice-versa, diminuindo e aumentando o consumo de combustível posteriormente.

 

P: Qual é a melhor pressão do pneu?

R: A pressão do pneu é medida em barras ou PSI (libras por polegada quadrada). Embora cada veículo tenha a pressão necessária para os pneus, a medição de pressão geralmente recomendada e aceita é entre 28 e 36 PSI, o que se converte em aproximadamente 1,9 a 2,5 barras.

 

P: Como posso escolher os pneus certos para melhor economia de combustível?

R: Investir em pneus com eficiência energética, também conhecidos como “pneus ecológicos” ou “pneus verdes”, é uma ótima maneira de escolher os pneus certos para melhor economia de combustível. Esses pneus são de baixa resistência. Embora possam ser caros, os custos que você economizará a longo prazo superarão as despesas iniciais.

 

P: Como posso melhorar minha economia de combustível?

R: Há muitas maneiras de melhorar a economia de combustível, incluindo garantir que a pressão dos pneus esteja no PSI ou bar correto e bombeá-los quando necessário é uma maneira de fazer isso. Outra é cuidar e escolher os pneus certos e garantir que o alinhamento das rodas esteja em ordem.

Manutenção regular e sem excesso de velocidade, aceleração rápida ou desaceleração também são recomendados. Tente manter uma velocidade consistente ou mude para o controle de cruzeiro quando for adequado. Remova qualquer peso extra ou carga desnecessária do seu veículo ou frota.

 

Controle sua frota investindo nas soluções de gerenciamento de frotas da Cartrack

Na Cartrack, nosso objetivo é simplificar e automatizar sua experiência de gerenciamento de frota com várias soluções, como rastreamento em tempo real, aumento da eficiência de entrega e otimização de rotas.

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