Imagine-se correndo por uma estrada movimentada e, de repente, seu motor engasga e morre. Você está preso na estrada, percebendo que uma simples verificação de manutenção poderia ter evitado esse atraso caro.
Agora, imagine isto numa escala maior; em uma frota de veículos, por exemplo. Deixar de incentivar seus motoristas a fazer inspeções pré-viagem pode resultar em problemas com o veículo, tempo de inatividade e controle de danos dispendioso.
Vamos mergulhar em algumas etapas de pré-inspeção de segurança rápidas e fáceis que podem salvar vidas e reduzir custos.
Neste artigo, você irá:
Os engasgos do motor são apenas um exemplo das possíveis consequências de pular uma inspeção pré-viagem. Na pior das hipóteses, um sistema de travagem avariado ou uma luz avariada numa estrada escura pode levar a um acidente devastador que coloca o seu condutor e outros condutores em risco.
Uma lista de verificação de inspeção pré-viagem pode ajudar a reduzir problemas de segurança. Envolve uma série de verificações do veículo que os motoristas realizam antes de partir. Essas verificações visam elementos essenciais, como luzes, pneus e freios, para garantir que o veículo esteja funcionando corretamente e seja seguro para dirigir.
Ele serve a vários propósitos principais:
Os itens específicos da sua lista de verificação de inspeção pré-viagem variam dependendo do tipo de veículos da sua frota (caminhões, ônibus e vans) e do setor em que você atua. No entanto, algumas categorias gerais devem ser incluídas em cada lista de verificação:
✓ Luzes e sistema elétrico:
Verifique se os faróis, lanternas traseiras, luzes de freio, piscas, luzes de emergência e luzes de folga estão funcionando corretamente e certifique-se de que as lentes estejam limpas e sem danos.
✓ Pneus e freios:
Inspecione todos os pneus quanto à inflação adequada (consulte as recomendações do fabricante) e danos visíveis (cortes, protuberâncias e desgaste excessivo). Certifique-se de que todas as porcas estejam seguras. Execute uma verificação suave dos freios para garantir a operação adequada (sem puxar ou pulsar).
✓ Espelhos e janelas:
Ajuste todos os espelhos (retrovisores e laterais) para obter visibilidade ideal e certifique-se de que estejam limpos e livres de obstruções. Inspecione o pára-brisas em busca de rachaduras, lascas e obstruções na visão do motorista.
✓ Níveis de fluidos:
Verifique os níveis de óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de lavagem do pára-brisa e fluido da direção hidráulica, completando-os se necessário.
✓ Sinais de alerta e medidores:
Examine todas as luzes de advertência e medidores no painel para verificar se há operação adequada. Observe quaisquer leituras incomuns (pressão do óleo, temperatura, bateria).
✓ Equipamentos de emergência:
Verifique se o veículo possui extintor de incêndio, kit de primeiros socorros e triângulos de advertência (refletores) em bom funcionamento.
Protecção da carga (se aplicável):
✓ Área de carga:
Certifique-se de que a área de carga esteja limpa e livre de quaisquer restos de carga anteriores. Verifique o funcionamento e a segurança adequados da porta de carga.
✓ Medidas de segurança de carga:
Para veículos que transportam mercadorias, verifique se toda a carga está devidamente protegida usando restrições apropriadas (amarrações, correias, etc.) de acordo com os regulamentos da Lei Nacional de Trânsito Rodoviário da África do Sul. Certifique-se de que a distribuição da carga esteja equilibrada para evitar deslocamento de peso durante o transporte.
Embora o apelo de se fazer à estrada e realizar o trabalho rapidamente seja compreensível, negligenciar as inspeções pré-viagem pode ter consequências significativas para a sua frota. Estas inspeções são a base de medidas de segurança proativas e de uma forte estratégia de manutenção.
Qual das alternativas a seguir é o motivo mais importante para fazer uma inspeção pré-viagem?
A resposta correta é… todas as opções acima!
Além de ter uma lista de verificação de inspeção pré-viagem, há mais que você pode fazer para garantir que cada viagem corra bem. Para garantir uma condução segura em todos os destinos, as cinco medidas proativas seguintes são essenciais:
As inspeções pré-viagem e a manutenção de veículos são componentes essenciais da gestão de frota, cada uma servindo a propósitos diferentes para garantir a segurança e a confiabilidade dos veículos da frota.
As inspeções pré-viagem servem como o primeiro passo na promoção da segurança proativa dos veículos. Eles capacitam os motoristas a assumirem a responsabilidade pelas condições de seus veículos, seguindo uma lista de verificação de itens essenciais para garantir que tudo esteja em condições de funcionamento para uma viagem segura.
Em essência, as medidas preventivas de segurança são a pedra angular de uma gestão eficaz da frota. Ao detetar e resolver problemas antes de utilizar o veículo, as inspeções pré-viagem ajudam a prevenir acidentes, avarias e reparações dispendiosas durante o trajeto, bem como a longevidade da frota a longo prazo, verificando regularmente o estado dos seus veículos.
Este é um processo mais abrangente e formal, realizado regularmente como parte das práticas de manutenção preventiva.
A manutenção envolve consultas agendadas com mecânicos certificados ou centros de serviço para realizar uma série de tarefas destinadas a garantir a saúde e o desempenho contínuos do veículo. Os mecânicos inspecionam e corrigem problemas, trocam fluidos e substituem peças desgastadas para manter seu veículo funcionando perfeitamente. É um processo mais completo e formal realizado regularmente para aumentar a eficácia e evitar problemas maiores no futuro.
Ao contrário das inspeções pré-viagem, que se concentram em questões imediatas de segurança, a manutenção de veículos atende a necessidades mais amplas de manutenção e ajuda a prolongar a vida útil dos veículos da frota.
Aqui está uma análise básica das diferenças entre inspeções pré-viagem e serviços de veículos. Então, qual é mais importante
Perguntas essenciais | Inspeção pré-viagem | Manutenção de veículos |
Com que frequência? | Diariamente (antes de cada viagem) | Scheduled (based on mileage or time) |
Quem faz isso? | Motoristas | Mecanicos treinados |
Quanto tempo leva? | Pouco tempo (10-30 minutos) | Tempo mais longo, dependendo do tipo de serviço (várias horas ou dias) |
Quanto custa ? | Custo mínimo | Os custos variam dependendo do tipo de serviço |
Evita problemas? | Sim. Isso detecta problemas precocemente e ajuda a prevenir quebras | Sim. Isso mantém a saúde do seu veículo e evita problemas futuros |
A resposta? Ambos!
As inspeções pré-viagem são um primeiro passo vital na identificação de possíveis problemas que podem posteriormente evoluir para problemas que exigem manutenção profissional. Embora tanto as inspeções pré-viagem como a manutenção dos veículos desempenhem papéis cruciais na manutenção da frota, servem necessidades diferentes e complementam-se para garantir a segurança e fiabilidade geral dos veículos da frota.
Já se foram os dias das listas de verificação em papel e da manutenção manual de registros. O software de gerenciamento de frota oferece uma solução digital para agilizar as inspeções pré-viagem e aumentar a segurança geral do veículo.
Veja como o software pode ajudar:
Um software de gestão de frotas como o Cartrack aumenta a eficiência das inspeções pré-viagem, fornecendo dados precisos e monitorização em tempo real do estado e desempenho do veículo.
Não deixe que uma inspeção ignorada coloque seus motoristas, veículos e carga em risco. Invista em medidas de segurança proativas com a Cartrack e garanta que a sua frota funciona de forma harmoniosa e eficiente.
Contacte hoje a Cartrack para saber mais sobre as nossas soluções abrangentes de gestão de frota e como podemos ajudá-lo a implementar um programa robusto de inspeção pré-viagem.