Como iniciar um negócio de entrega bem-sucedido
Negócios de comércio eletrônico, drop shipping e entrega de alimentos em todo o mundo levaram a uma demanda crescente por provedores de serviços de entrega e entrega confiáveis, acessíveis e centrados no cliente. Portanto, lançar uma startup de negócios de entrega ou expandir seu negócio para oferecer serviços de entrega é uma excelente ideia!
Esta é uma perspectiva atraente para você entrar porque requer muito poucos custos iniciais. Na verdade, você provavelmente poderia iniciar um negócio de entrega agora mesmo com o veículo e o celular que você tem. Mas para administrar um negócio de entrega bem-sucedido, você precisa de muito mais esforço e estratégia.
Este guia completo sobre como iniciar e administrar um negócio de entrega bem-sucedido usando o sistema de gerenciamento de frota de entrega da Cartrack é exatamente o que você precisa para começar.
Neste artigo, você irá:
- Obter um guia passo a passo para iniciar um negócio de entrega
- Entender os bastidores de um negócio de entrega bem-sucedido
- Ver o que você precisa para começar um negócio de entrega
- Identificar o maior desafio para o sucesso do seu negócio de entrega
- Descobrir como o software de gerenciamento de frota de entrega da Cartrack pode ajudar você a alcançar um negócio de entrega bem-sucedido
- Descobrir se o gerenciamento de frota de entrega é adequado para o seu negócio
Nosso guia de 5 etapas para iniciar um negócio de entrega bem-sucedido
O setor de entrega está se expandindo e deve crescer em taxas aceleradas nos próximos anos.
Veja por que você deve iniciar um negócio de entrega:
- A demanda crescente e o crescente setor de comércio eletrônico exigem empresas de serviços de entrega confiáveis.
- Sua empresa pode fornecer esse serviço para diferentes empresas em pequena e grande escala.
- O investimento inicial e os custos operacionais de um negócio de entrega são relativamente baixos.
- À medida que seu negócio e sua base de clientes crescem, você pode facilmente expandir sua frota, serviços, localização e base de clientes.
- A tecnologia e as inovações, como sistemas de gerenciamento de frotas no setor de logística, tornam mil vezes mais fácil para as empresas administrarem um negócio de entrega e se tornarem bem-sucedidas.
Começar um negócio de entrega é relativamente fácil, mas transformá-lo em um negócio de sucesso exigirá mais esforço. Para alcançar o sucesso empresarial, primeiro você precisa entender o que acontece nos bastidores de tal negócio.
Quando você imagina um negócio de entrega bem-sucedido, quais empresas vêm à mente? Você está considerando uma gigante de entregas oferecendo entrega expressa no mesmo dia ou uma empresa de entrega menor que garante qualidade e entrega pontual de seus pedidos online?
Começar um negócio de sucesso não é uma tarefa fácil. Aqui está o que acontece nos bastidores para tornar seu negócio um sucesso:
- Visando garantir a entrega completa e pontual de produtos e pedidos para varejistas e clientes.
- Protegendo a reputação da marca e garantindo a fidelidade e satisfação do cliente.
- Fornecendo as melhores opções de preços para clientes.
- Progresso de entrega em tempo real, rastreamento confiável de pedidos e várias opções de entrega para clientes.
- Motoristas felizes com um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
- Uma meta e visão de negócios claras, compreensão do mercado de entrega e conformidade legal.
Seja você um empresário que deseja lançar um negócio de entrega/courier ou espera expandir seu negócio e oferecer serviços de entrega para atender às necessidades de seus clientes, este guia ajudará você a transformar seu negócio da imaginação em realidade e, finalmente, em sucesso empresarial.
Etapa 1: Identifique seu nicho de negócios de entrega
O negócio de entrega é um mercado em rápido crescimento, com empresas que oferecem entrega de alimentos, drop-shipping, entrega de presentes, serviço de correio, equipamentos médicos, entrega de suprimentos e até mesmo entrega após o expediente. A melhor maneira de começar seu negócio de entrega é primeiro decidir seu nicho e preparar um plano de negócios.
Aqui estão os cinco principais nichos de negócios de entrega que vale a pena analisar:
- Entrega de alimentos, mantimentos e bebidas alcoólicas
Esta indústria está projetada para ter uma receita de mercado de Bilhões de Meticais em 2024. Você pode oferecer serviço de entrega para restaurantes, supermercados e lojas de bebidas por meio de serviços de atendimento ao cliente convenientes e sob demanda. Você também pode pegar e entregar ou fazer e entregar refeições preparadas para eventos, reuniões e festas por meio de um serviço de entrega de bufê.
- Entrega de flores e presentes
Quem não ama flores e presentes? A taxa de crescimento do mercado para esse negócio é projetada em 14,7% (2024-2028) na África do Sul, com receita chegando a US$ 56,6 milhões. Você pode oferecer entrega no mesmo dia ou no dia seguinte para flores frescas e presentes para ocasiões especiais como aniversários, datas comemorativas, etc.
- Entrega de medicamentos sem receita e com receita
Faça parcerias com farmácias locais e ofereça aos clientes serviços confiáveis de entrega de medicamentos sem receita e com receita. O mercado de produtos farmacêuticos sem receita para vendas on-line deve crescer a uma taxa de 13,68% ao ano e atingir US$ 616,00 milhões em receita até 2029 na África do Sul e US$ 130,6 bilhões até 2029 globalmente.
- Entrega de alimentos, suplementos e suprimentos para animais de estimação
Trabalhe com pet shops e veterinários ou ofereça seus próprios produtos de marca para entregar alimentos, medicamentos e outros suprimentos para donos de animais de estimação. As vendas on-line de produtos para animais de estimação devem crescer 11,82% anualmente na África do Sul (8,14% globalmente), com um volume de mercado projetado de US$ 396,30 até 2029 (US$ 78,55 bilhões até 2029 globalmente).
- Serviços de entrega
Entregue pacotes, documentos e outros itens para empresas e indivíduos com opções de entrega no mesmo dia, no dia seguinte e mais disponíveis para os clientes. Em , esse mercado é dominado por grandes players, com até mesmo concorrentes globais influenciando o mercado.
Esses insights rápidos sobre cada um desses negócios de entrega de nicho e Moçambique e a receita de mercado projetada e o crescimento do mercado nos próximos anos são maneiras úteis de entender a lucratividade potencial do seu próprio negócio de entrega. Quanto mais a demanda do mercado e o setor de comércio eletrônico crescerem em Moçambique mais oportunidades haverá para sua empresa oferecer um serviço de entrega ao mercado.
Cada setor tem desafios únicos, mas depois de decidir sobre um serviço de entrega de nicho, é mais fácil criar um plano de negócios detalhando sua missão, conduzir pesquisas de mercado, considerar seu investimento financeiro e estimar seu retorno sobre o investimento (ROI).
Finalmente, lembre-se de escolher uma estrutura empresarial e registrar sua empresa na Companies and Intellectual Property Commission (CIPC).
Etapa 2: O que você precisa para começar
Com seu plano de negócios de entrega e registro oficial da CIPC em vigor, é hora de investir na frota, equipamentos e outros suprimentos necessários para sua empresa.
Considere fazer estes investimentos para sua empresa de entrega:
- O(s) veículo(s) certo(s)
Você precisará do veículo certo para o trabalho/serviço de entrega que planeja fornecer e selecionar os veículos certos é crucial para sua eficiência de entrega. Se você decidir investir em um veículo novo ou antigo, como uma van de carga, caminhão leve, carro compacto, motocicleta ou outro veículo exclusivo, depende inteiramente de você. Alternativamente, esta também é uma ótima opção se você simplesmente usar seu próprio veículo para entregas. Uma das coisas mais importantes ao escolher o veículo certo são os custos operacionais da sua frota, portanto, investir em veículos econômicos, de baixo consumo de combustível e boa economia de combustível é importante. Para proteger a imagem da sua marca, considere optar por veículos mais ecológicos também.
- Os motoristas de entrega perfeitos
Os motoristas desempenham um papel crucial no sucesso do seu negócio de entrega, e seu desempenho e comportamento podem impactar aspectos importantes de suas operações, desde a satisfação do cliente até os custos operacionais e a reputação da sua marca também. Treinar os motoristas de entrega perfeitos requer treinamento para melhorar o comportamento do motorista e evitar direção imprudente, excesso de velocidade, frenagem brusca e hábitos de direção perigosos. Certifique-se de que seus motoristas tenham a carteira de motorista correta e seguro pessoal para sua proteção em caso de acidente.
- O seguro e a proteção certos
O seguro será sua salvação se a encomenda ou produto do seu cliente for danificado ou roubado durante o transporte ou se um dos seus veículos for danificado ou roubado. Você precisa garantir o seguro certo para o seu negócio, que pode incluir seguro de responsabilidade civil empresarial, seguro de mercadorias em trânsito (GIT), seguro de correio e seguro de responsabilidade civil pública. Ao iniciar seu negócio, você também desejará adicionar uma camada extra de segurança, principalmente para proteger contra roubo de veículos e cargas. Uma das melhores proteções que você pode optar são os serviços de recuperação de veículos roubados de uma empresa como a Cartrack.
- A melhor tecnologia para gerenciamento de entregas
A tecnologia de gerenciamento de entregas é sua melhor amiga para o sucesso do seu negócio. Além de investir no veículo certo, comprar dispositivos inteligentes como um tablet ou smartphone para motoristas e obter um sistema de rastreamento GPS da Cartrack. Você desejará adicionar um software de serviço de entrega, como o Cartrack Delivery, que pode ajudá-lo a aperfeiçoar o rastreamento e o progresso da entrega, planejar a melhor rota para os motoristas, automatizar processos, monitorar seus motoristas, acompanhar a manutenção do seu veículo, gerar relatórios personalizados sobre sua frota e negócios e muito mais.
Começar um negócio de entrega é relativamente fácil, mas fazê-lo crescer para ter sucesso exigirá mais esforço. Para alcançar o sucesso empresarial, você precisa mitigar riscos e evitar proativamente que os maiores desafios em negócios de entrega o afetem.
Etapa 3: Enfrente os maiores desafios para o sucesso do seu negócio de entrega
- Gerenciamento de encomendas
Fazer com que as encomendas cheguem à porta dos seus clientes parece fácil o suficiente, certo? O desafio vem com a garantia de que o pedido do cliente seja processado corretamente, com as especificações corretas do item e endereço de entrega, e todas as informações sejam registradas corretamente para planejar a logística de entrega. Erros podem acontecer mais facilmente sem roteamento e agendamento adequados, visibilidade em tempo real ou captura adequada das informações de entrega, especialmente se você ou seu gerente de frota tiver que concluir esse processo manualmente.
- Entregas no prazo
A entrega no prazo é essencial para a satisfação do cliente, reputação da marca e vantagem competitiva do seu negócio. Um negócio de entrega requer logística e processos operacionais eficientes, pois a maioria das empresas bem-sucedidas prioriza a entrega no prazo. Esta é uma maneira brilhante de aumentar as vendas, pois os clientes sabem que podem confiar em uma empresa que entrega seus pedidos. Garantir entregas pontuais pode ser desafiador para o seu negócio devido à produtividade do motorista e outros atrasos, o que pode custar diretamente suas vendas.
- Gerenciamento de combustível da frota
O combustível é provavelmente o maior custo operacional que seus negócios de entrega enfrentarão, então gerenciar os custos de combustível da sua frota será um grande desafio. Altos custos de combustível afetam a lucratividade do seu negócio e o preço do serviço que você pode oferecer aos clientes, tornando ainda mais difícil para você administrar um negócio bem-sucedido. Você terá que gerenciar os custos e o consumo da frota e garantir a eficiência de custos do seu negócio.
- Produtividade do motorista e otimização da força de trabalho
A produtividade dos seus motoristas e da equipe da frota pode afetar diretamente as vendas e a lucratividade do negócio, mas como você pode garantir que eles sejam produtivos e eficientes? A eficiência operacional é um grande desafio empresarial, mas o software de frota de entrega e outras tecnologias podem ajudar seu negócio a lidar com isso.
- Tempo de inatividade não planejado do veículo
Qualquer tempo de inatividade do veículo devido à manutenção, avarias, reparos, manutenção do veículo, etc. pode resultar em redução da produtividade, perda financeira do negócio, problemas de satisfação do cliente e ainda mais problemas para o seu negócio de entrega.
- Medir a satisfação do cliente
Obter feedback do cliente e do consumidor é importante para o seu negócio, mas métodos antigos de enviar pesquisas ou preencher um formulário podem desencorajar os clientes a fazer uma avaliação. Saber como seus clientes se sentem sobre seu serviço de entrega é essencial para melhorar a qualidade do serviço e aprimorar a experiência do cliente.
- Gestão de logística de frota
Isso envolve planejar e coordenar eficientemente os veículos de entrega para otimizar as rotas de entrega e os horários dos motoristas. Este é um dos maiores desafios para empresas de entrega e fica mais complicado à medida que sua frota e negócio se expandem.
Você pode estar preocupado se sua nova estratégia de start-up ou negócio, mesmo com o equipamento certo e uma boa base de clientes, pode competir com maiores provedores de serviços de entrega e empresas populares de logística terceirizadas, mas você acreditaria em nós se disséssemos que há bolo suficiente para todos dividirem no mercado?
Além disso, a tecnologia de entrega e outras inovações de empresas como a Cartrack tornam mais fácil para empresas iniciantes como a sua competir com gigantes da entrega.
Etapa 4: usar a tecnologia para seu negócio de entrega
O software de gestão de frota de entrega é uma estratégia importante para abordar os desafios do seu negócio de entrega e garantir o sucesso do negócio. . Na Cartrack, projetamos o software perfeito para novos negócios de entrega. O Cartrack Delivery é uma ferramenta completa equipada com software baseado em nuvem e um aplicativo de entrega móvel para otimizar seu negócio de entrega e capacitar seus motoristas.
Dê uma olhada nesses recursos e benefícios do Cartrack Delivery que você pode experimentar em seu negócio de entrega.
- Processos automatizados e simplificados: aproveite um método mais eficiente de carregar informações do motorista e atribuir trabalhos aos motoristas.
- Visibilidade do motorista: obtenha visibilidade em tempo real sobre o andamento do trabalho e a localização do motorista e intervenha ou comunique atrasos na entrega. Os gerentes também podem receber atualizações sobre a disponibilidade do motorista para novas tarefas.
- Planejamento de rotas e otimização de rotas: garanta a entrega pontual organizando os cronogramas de entrega com antecedência com base na prioridade do trabalho, disponibilidade do motorista e rota mais curta. Como alternativa, planeje automaticamente suas entregas com o recurso de otimização de rotas que organiza os trabalhos na ordem mais lógica.
- Comunicação bidirecional: gerentes e motoristas aproveitam a comunicação bidirecional, e os motoristas recebem notificações instantâneas quando as ordens de serviço são alteradas.
- Comunicação com o cliente: os clientes recebem uma notificação automatizada quando o motorista está a caminho, com um link para rastrear a entrega ao vivo e são notificados quando a entrega é concluída.
Etapa 5: Estabelecendo uma boa base de clientes
O sucesso a longo prazo do seu negócio depende da sua base de clientes. Depois de escolher uma área de nicho e investir em frota, equipamento e software, é hora de se concentrar em construir uma boa base de clientes, fornecendo um serviço de qualidade.
Aqui estão algumas estratégias para construir e manter clientes fiéis de forma eficaz:
- Ofereça uma experiência positiva ao cliente sempre
- Foco na entrega confiável e pontual
- Ofereça um preço competitivo
- Crie uma imagem de marca positiva e divulgue seu negócio com avaliações de clientes
- Introduza um programa de indicação para entregas
- Participe de eventos da comunidade local
- Ofereça outros serviços de valor agregado aos clientes
- Reúna o feedback do cliente
Veja como a Cartrack ajudou empresas como a Mr Build na África do Sul a administrar um negócio bem-sucedido e conhecido com entregas.
Estudo de caso da Cartrack: Mr Build
A Mr Build é uma loja de ferragens bem conhecida, especializada em marcenaria, madeira, cimento, encanamento e uma ampla variedade de decoração para casa. Ao longo dos anos, a Mr Build cresceu com uma força de trabalho total de 200 pessoas em diferentes filiais e uma frota de cerca de 40 veículos que entregam materiais de construção e bricolage para clientes em toda a África do Sul.
À medida que o negócio se expandia, a Mr Build descobriu que rastrear onde seus motoristas e veículos estavam durante as entregas era desafiador. Eles não podiam atualizar os clientes sobre suas entregas sem saber se o motorista estava enfrentando atrasos, o que acabou afetando a satisfação do cliente.
O software de gerenciamento de frotas da Cartrack foi capaz de ajudar a Mr Build com:
- Ver exatamente onde seus veículos estão a qualquer momento e o histórico do veículo para ver todas as viagens concluídas.
- A Mr Build evita os processos manuais e caros de verificar os motoristas ligando para localizá-los.
- Reduzir atrasos e desvios desnecessários de rota e aumentar a responsabilidade e a produtividade do motorista.
- Melhorar a satisfação do cliente atualizando-os sobre o processo de entrega e gerenciando suas expectativas.
- Com a adição do CarWarch, os gerentes são alertados no momento em que há qualquer movimento de veículo não autorizado, e a equipe de recuperação 24 horas da Cartrack pode responder imediatamente em caso de roubo de veículo. Isso os ajuda a gerenciar melhor o risco e aumentar a chance de recuperação do veículo durante um roubo ou sequestro.
O gerente da Mr Build disse o seguinte sobre a Cartrack:
“A Cartrack nos ajuda a monitorar a frota muito melhor, eu sempre sei onde todos os veículos estão. Não há parte do dia em que eu tenha que procurar um veículo ou motorista. Se não consigo falar com o motorista, sei onde o caminhão está.”
Mohammed Haider Yacoob – Gerente, Mr Build Tzaneen
Como obter um negócio de entrega bem-sucedido com o software de gerenciamento de frotas da Cartrack
Nosso software de gerenciamento de frotas ajuda empresas em vários setores a desbloquear outro nível de eficiência e lucratividade.
Além do Cartrack Delivery, aqui estão outras ferramentas e serviços de software que podem ajudar você a ter um negócio de entrega bem-sucedido:
- MiFleet
Nosso software de custo e contabilidade facilita para as empresas gerenciar os custos financeiros variáveis de operação de sua frota. Para o seu negócio de entrega, isso pode ajudar você a garantir que cada centavo gasto em entregas seja contabilizado. Rastreie e autorize custos de combustível, como reabastecimento do motorista, transações de cartão de combustível, horas de trabalho do motorista, custos de mão de obra e outros custos, como reparos, serviços e manutenção.
- Gerenciamento de combustível
Nosso sistema avançado de gerenciamento de combustível tem hardware e software que garantem que sua frota de entrega funcione de forma ideal e econômica. Rastreie e monitore o consumo de combustível da sua frota com precisão, elimine comportamentos ineficientes de combustível, como motorista ocioso desvios de rota, planejamento de rota ruim e identificar qualquer fraude de combustível em sua frota.
- Relatórios de gerenciamento de frota
Obtenha insights valiosos sobre suas operações de negócios de entrega com relatórios personalizados sobre comportamento e produtividade do motorista, gerenciamento de custos, histórico do veículo e relatórios de manutenção. Cada um desses relatórios pode ajudar você a tomar decisões baseadas em dados para sua empresa.
- Lembretes de manutenção e serviço
A manutenção e o serviço regulares de sua frota de entrega são a melhor maneira de evitar quebras inesperadas, minimizar o tempo de inatividade do veículo e reparos caros e garantir que os veículos estejam sempre prontos para entrega. Veja o histórico de manutenção do seu veículo e defina lembretes de serviço futuros para que você possa acompanhar a manutenção da sua frota. Isso também ajuda a garantir a segurança do motorista, estender a vida útil do veículo e aumentar a eficiência de combustível.
Alcance um negócio de entrega bem-sucedido com a Cartrack
Abrir um negócio de entrega é simples, mas transformá-lo em um negócio lucrativo e bem-sucedido requer estratégia.
Então, vamos começar; entre em contacto conosco para uma demonstração do software de entrega e gerenciamento de frota Cartrack hoje mesmo.