Para garantir a segurança, conformidade e eficiência da sua frota, os gestores se deparam com vários riscos que podem afetar significativamente as operações.
Felizmente, eles não precisam travar esta batalha sozinhos; a gestão eficaz de riscos e as soluções Cartrack estão aqui para identificar e eliminar rapidamente todos os riscos que podem afetar as operações.
Vamos ver o que a gestão de risco Cartrack tem a oferecer.
Neste artigo, você irá:
Os gerentes de frota costumam ter muitas funções. Eles são o motor das operações de frota, com enormes responsabilidades em garantir que a frota atinja os seus objetivos dentro do negócio, seja na entrega de encomendas, no transporte de pessoas ou simplesmente na prestação de um serviço como veículos para mineração e construção.
Não termina aí; os gerentes precisam monitorar com eficácia o desempenho dos veículos e dos motoristas, garantir que a segurança seja mantida nas operações, gerenciar as finanças e as despesas da frota, manter os veículos e muito mais. Organizar, gerenciar e rastrear manualmente todas essas diferentes peças móveis pode levar os gerentes de frota mais experientes às lágrimas.
Felizmente para gestores e proprietários de empresas em todo o mundo, a tecnologia está sempre disponível para ajudar com a carga de trabalho. Para gerentes de frota, é telemática, tecnologia GPS, ferramentas como câmeras de painel, software de gerenciamento de frota e os muitos recursos que ele vem.
Estas tecnologias simplificam o processo de gestão de frotas, proporcionam acesso fácil a informações vitais e permitem aos gestores compreender o caos das operações da frota, supervisionando o ciclo de vida da sua frota a partir de uma única plataforma.
Os riscos diferem dependendo do negócio e do setor em que opera. A gestão de frotas não garante apenas que os veículos viajem com segurança de um ponto a outro e monitorem seus motoristas; também mitiga os muitos riscos que podem ocorrer diariamente.
Aqui está uma lista de riscos que podem afetar principalmente as operações da frota:
Causas: Fadiga do condutor, má manutenção do veículo, comportamento de condução arriscado.
Resultado: Fraca segurança do motorista, questões de responsabilidade, danos ao veículo, problemas legais.
Causas: Pouca ou nenhuma segurança do veículo, operação/condução em áreas perigosas.
Resultado: Perda de activos, aumento dos prémios de seguro.
Causas: Não cumprimento do cronograma de manutenção do veículo, falha mecânica.
Resultado: Atrasos, aumento de custos, redução da satisfação do cliente.
Causas: Utilização de rotas ineficientes, queima de combustível desnecessário, roubo de combustível, mau comportamento de condução não monitorizado.
Resultado: Maior ineficiência nos custos operacionais.
Causas: Ignorar ou deixar de seguir as normas legais de segurança.
Resultado: Multas, ações legais, paralisações operacionais, má reputação comercial.
Muitas vezes, frotas maiores estão mais sujeitas a riscos que podem resultar de questões tecnológicas, acidentes e desastres naturais. Mesmo os incidentes que afetam as finanças, a conformidade ou a marca da empresa podem ser vistos como riscos.
Com esta gama de preocupações, pode ser um desafio prever todos os problemas potenciais. Infelizmente, os problemas por vezes passam despercebidos e são ignorados até começarem a afetar negativamente as operações da frota.
Utilizando a gestão de riscos, as empresas podem utilizar o seu processo de cinco etapas para gerir os riscos e começar a implementar eficazmente ações para reduzi-los. Estas etapas são essenciais para uma gestão de risco bem-sucedida, abordando:
Cada indústria relacionada com frotas tem os seus próprios desafios e riscos. Esta etapa se concentra na identificação dos riscos que sua empresa está enfrentando ou aos quais estará potencialmente exposta.
Esses riscos podem se enquadrar nestas categorias:
É melhor estar preparado do que ser pego de surpresa. Listar os riscos deixa você mais consciente deles e mais preparado para lidar com eles assim que ocorrerem. Você será capaz de identificar os sinais do risco e começar a planejar com antecedência antes que ele afete seu ambiente operacional.
Em seguida, você deve determinar o escopo do risco. O risco afeta outros departamentos da empresa ou está confinado a um? Um risco grave, como um caso de fraude, por exemplo, pode afetar toda a empresa e a sua imagem, enquanto outros seriam vistos como um pequeno inconveniente. A análise de risco ajuda você a compreender a extensão do risco e se ele precisa de sua atenção imediata.
Você notou o risco e viu o quanto ele pode afetar a empresa; é aí que você encontra a solução. Dependendo da extensão do risco, poderá ser necessário encontrar uma solução para impedir o crescimento do risco ou apenas contê-lo. Pode ser a contratação de uma equipa de manutenção para a sua frota se o risco for problemas de saúde do veículo ou a instalação de câmaras infravermelhas da Cartrack para segurança nocturna se o risco for roubo de equipamento no local.
Resolver o risco não garante que ele não ocorrerá novamente; mantenha o risco e a solução registrados para uso futuro e monitore o funcionamento da solução.
Infelizmente, nem todos os riscos podem ser corrigidos, tais como riscos ambientais ou riscos de inflação que afectam o seu orçamento, os seus efeitos só precisam de ser monitorizados para que possa ajustar as suas operações em conformidade.
A GPS Insights conduziu um relatório de segurança de frota em 2022, mostrando como 3.400 pessoas ativas em negócios de frota reduziram com sucesso os riscos, concentrando-se especificamente na segurança e na conformidade.
Esta é uma visão clara e abrangente de como diferentes gestores utilizam práticas de gestão de riscos para ver toda a gama de problemas que sua equipe enfrenta.
Agora que já viu o que a gestão de risco pode fazer, que tal fazer uma parceria com a Cartrack? Cartrack é uma empresa líder do setor que oferece soluções de gestão de frotas e tecnologia de rastreamento de veículos que está pronta para ajudar a abordar e mitigar diversos riscos que afetam as operações.
Veja como a Cartrack pode ajudar a gerir a sua frota e os seus riscos:
Alguns motoristas podem tomar atalhos e desviar-se das rotas definidas para concluir suas tarefas rapidamente, mas isso pode levar ao roubo de combustível ou do veículo, colocando o veículo em perigo desnecessário. A tecnologia de rastreamento pode fazer mais do que apenas informar a localização da sua frota. Com unidades de rastreamento de veículos instaladas, você pode ver desvios, acessar o histórico de viagens da sua frota e ver as rotas onde ocorrem roubos com frequência. Se ocorrer uma emergência, os gestores podem agir rapidamente e enviar assistência diretamente para o local do veículo.
Como parte da solução para usar apenas rotas seguras, visíveis e com baixo consumo de combustível, os gerentes podem usar a tecnologia de otimização de rotas para escolher uma rota que melhore o tempo de viagem e o uso de combustível e cercas geográficas para criar fronteiras digitais em torno de áreas proibidas para sua frota. Uma notificação será enviada sempre que seu veículo entrar ou sair dessas áreas, solicitando que você se comunique com os motoristas para corrigir suas ações e manter a frota segura.
Os gestores de frota são responsáveis por estabelecer medidas de segurança, como realizar verificações pré-viagem para garantir que os veículos sejam seguros para dirigir, criar limites de velocidade obrigatórios para os veículos a serem seguidos e garantir que seus motoristas sigam as regras de segurança, como não enviar mensagens de texto e dirigir, não excesso de velocidade ou práticas de direção imprudentes de qualquer tipo, etc., para alcançar a segurança ideal do motorista.
Com a ajuda de empresas de gestão de frotas como a Cartrack, uma empresa pode alcançar a sua abordagem de segurança em primeiro lugar. Os gestores podem aproveitar as ferramentas de gestão do comportamento do condutor da Cartrack, tais como scorecards do condutor que avaliam o desempenho e o comportamento do condutor e relatórios de risco que mostram todos os eventos de risco, tais como travagens abruptas, aceleração rápida, excesso de velocidade dos limites definidos, curvas bruscas e ralenti, para monitorizar hábitos de direção e use as informações coletadas por esses relatórios para motivar sua equipe a adotar hábitos de direção mais seguros.
Uma das dez principais causas de acidentes com caminhões é a distração ao dirigir. As câmeras inteligentes do Cartrack podem combater o risco de acidentes com caminhões devido a motoristas sonolentos, cansados ou distraídos, registrando esses comportamentos e alertando os motoristas de forma audível. Isto permite ao condutor corrigir rapidamente o seu comportamento e estar mais alerta na estrada.
Se ocorrer um incidente, não se concentre apenas na solução, reserve um tempo para analisar o comportamento do motorista, analisar os dados e encontrar a causa para saber os próximos passos a seguir para evitar que o incidente ocorra novamente.
Às vezes, os riscos vêm da má saúde do veículo. O planejamento e a programação adequados podem minimizar o risco dispendioso de seu veículo quebrar aleatoriamente e não poder funcionar por um tempo. Isso pode afetar a segurança de seus motoristas e custar tempo e lucros valiosos à empresa.
O tempo de inatividade não planejado de um ativo pode ser evitado monitorando a saúde do veículo em tempo real para programar a manutenção preventiva. Cartrack pode acompanhar a saúde e o desempenho da sua frota com relatórios de histórico de manutenção. E ajude a acompanhar a manutenção dos seus veículos em intervalos regulares com alertas de manutenção.
Esse:
o Reduz o tempo de inatividade
o Fornece melhor eficiência de combustível
o Redução dos custos de manutenção a longo prazo
o Prolonga a vida útil dos ativos e aumenta o valor de revenda
o Aumenta a segurança da frota e garante a conformidade com os regulamentos
O combustível é um recurso precioso que potencializa a capacidade dos veículos de entregar cargas, mercadorias, materiais e pessoas. A falta de combustível pode interromper a produção e prejudicar as operações da frota, afetando a eficiência da frota. Para diminuir o roubo de combustível e minimizar o risco de utilização ineficiente de combustível, os gestores podem monitorizar os níveis de combustível nos seus tanques utilizando sensores de combustível Cartrack e CAN Bus para uma leitura mais precisa.
Quando se trata de ficar de olho nas despesas de combustível, o MI Fleet, a ferramenta de gerenciamento de custos da Cartrack, acompanha todos os custos de combustível, desde pagamentos altos, manutenção, multas por excesso de velocidade e compras de combustível. Com o seu processo de aprovação de transacções em três passos, os gestores podem impedir o roubo de combustível e garantir que os cartões de combustível são utilizados de forma eficiente.
Se ocorrer um acidente devido à má manutenção do veículo ou à falta de substituição ou reparação de peças do veículo para manter uma frota saudável, a empresa pode ser responsabilizada pelo acidente e considerada inadimplente, o que pode resultar em pesadas multas, entre outras penalidades.
A realização de pequenas inspeções pré-viagem em sua frota pode ajudar muito a garantir que seus veículos estejam em condições de circular e sejam capazes de viajar e executar tarefas. As inspeções podem identificar questões ou problemas, como fiação defeituosa ou parafusos soltos, que podem se transformar em grandes problemas e corrigi-los. Além disso, as inspeções veiculares não interrompem o fluxo das operações e levam apenas alguns minutos para serem realizadas.
Para uma solução mais inteligente, a Cartrack pode ajudar a sua equipa a manter-se em conformidade com soluções avançadas.
Torne a sua frota livre de riscos com a Cartrack. Desde ferramentas de monitoramento do comportamento do motorista até o rastreamento de despesas da frota e manutenção da conformidade, nossos recursos e serviços avançados são as soluções que você precisa para lutar contra os maiores riscos associados às suas operações comerciais. Contate a Cartrack hoje mesmo