Seja sua frota ou veículo pessoal, a pressão e a banda de rodagem dos pneus desempenham um papel silencioso, mas enorme, na economia de combustível, que está diretamente ligada ao consumo de combustível e, como resultado, aos custos de combustível.
A pressão dos pneus é frequentemente esquecida — isto é, até você ficar perdido e preso no meio do nada, se perguntando por que sua frota ou carro usou uma quantidade ridícula de combustível em uma distância relativamente curta, sem perceber que isso pode ter algo a ver com a pressão dos pneus, sua banda de rodagem ou ambos.
Neste artigo, você irá:
De acordo com a Forbes, a banda de rodagem dos pneus contribui para quase um terço da economia de combustível de um veículo.
Aprenda a economizar em custos de combustível educando-se sobre economia de combustível, pressão dos pneus e piso abaixo:
É essencial definir eficiência de combustível, pois muitos presumem que eficiência de combustível e economia de combustível são a mesma coisa.
A economia de combustível é específica para a distância e, embora a eficiência de combustível seja calculada da mesma forma, esse conceito é usado simplesmente para descrever como usar combustível, em geral, para garantir que o mínimo possível seja usado.
O artigo de Lori Baker para a Escola de Engenharia do MIT, “Qual é a diferença entre eficiência de combustível e economia de combustível” esclarece essa diferença explicando que economia de combustível significa milhas por galão. Por outro lado, a eficiência de combustível é usada para descrever a eficiência com que o combustível é usado.
Os preços da gasolina fizeram com que os sul-africanos comuns e os departamentos de gerenciamento de frotas das empresas se esgotem, exigindo maneiras inovadoras de lidar com o consumo de combustível. Aproveitando os números da Volvo acima, fica claro que melhorar a economia de combustível é uma maneira eficaz de reduzir os custos de combustível, seja você um gerente de frota ou um proprietário de carro comum.
Descubra mais sobre os benefícios de custo e outras vantagens de melhorar sua economia de combustível abaixo:
Menos consumo de combustível significa que menos fumaça será liberada do escapamento — essa fumaça contém gases nocivos que impactam negativamente o meio ambiente, como dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e monóxido de carbono.
Além do impacto ambiental positivo, isso pode levar a uma boa reputação com clientes atuais ou novos, parceiros ou outras empresas.
Usar menos combustível em uma determinada distância permite que os motoristas da frota parem com menos frequência para reabastecer. Menos paradas economizam tempo, fazem entregas mais eficientes e melhoram a produtividade da frota.
A pressão dos pneus afeta muitas partes da sua experiência de direção, desde viagens suaves até pneus furados. Ela afeta a segurança do motorista e de todos os passageiros ou mercadorias no veículo. No geral, o desempenho do veículo piora se os pneus estiverem com pressão excessiva ou insuficiente, e a alta economia de combustível é apenas uma das consequências negativas.
O aumento do consumo de combustível significa que um veículo percorrerá menos distância do que poderia se houvesse menos consumo de combustível, influenciando diretamente a economia de combustível. Pneus com pressão excessiva e insuficiente podem levar a um aumento no consumo de combustível.
Pneus com pressão insuficiente
Pneus superinflados
Há um equívoco de que pneus superinflados podem melhorar a economia de combustível. Embora isso possa ser verdade até certo ponto, quanto mais superinflado o pneu e quanto mais tempo a superinflação continuar, mais resultados opostos podem ocorrer. A relação entre pneus superinflados e consumo de combustível é mais complexa.
O gráfico abaixo mostra a suposição de que o consumo de combustível cai com mais inflação. À medida que o pneu infla para 3,0 bares de pressão do pneu (representado pela linha vermelha), o consumo de combustível diminui para 10,9 a 1/100 ou 1 litro por quilômetro (representado pela linha azul). Todos esses números são precisos, mas há mais.
Embora a inflação excessiva dos pneus possa não estar diretamente relacionada ao consumo elevado de combustível, ela causa desgaste ao longo do tempo, o que aumenta a resistência ao rolamento. Isso resulta em um aumento no consumo de combustível, causando um aumento na economia de combustível.
A banda de rodagem e os padrões dos pneus também afetam a economia de combustível, às vezes se sobrepondo à pressão dos pneus. Por exemplo, quando pneus inflados demais se desgastam, a banda de rodagem do pneu se desgasta, especialmente no centro, e assim, mais uma vez, a resistência ao rolamento aumenta.
Descubra mais sobre a banda de rodagem do pneu, os padrões e sua relação com a economia de combustível:
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Padrões de nervuras: os padrões de nervuras são amplamente recomendados porque têm menor resistência e são paralelos aos pneus na estrada.–
Pneus de energia padrão: os pneus de energia padrão não são recomendados para baixa economia de combustível em veículos particulares, pois seus padrões não são projetados para melhorar a eficiência de combustível, mas criar mais resistência ao rolamento. No entanto, esses pneus ainda são usados na maioria dos veículos. De acordo com um artigo do Tyre World Medium, eles são fabricados para a população em geral para fornecer durabilidade e conforto.–
Padrões de piso agressivos: não é recomendado empregar padrões de piso agressivos em rodovias, pois podem aumentar a resistência ao rolamento. Esses padrões de piso são construídos para uso off-road.
As soluções inovadoras da Cartrack ajudarão você a prevenir e detectar um possível aumento na economia de combustível. Explore mais abaixo:
P: Como os pneus reduzem o consumo de combustível?
R: Conforme mencionado, os padrões de piso podem reduzir o consumo de combustível dependendo de vários fatores, como pressão do pneu, se a pressão está ajustada corretamente e se está com pressão excessiva ou insuficiente.
Além disso, o alinhamento das rodas, o tamanho e o peso podem reduzir o consumo de combustível, entre muitos outros fatores.
O alinhamento das rodas pode reduzir ou aumentar o consumo de combustível dependendo se estão desalinhadas. Rodas desalinhadas arrastam, então elas usam mais combustível, exigindo que o motor trabalhe mais.
Rodas adequadamente alinhadas, no entanto, têm o efeito oposto. Não haverá tanto arrasto, o motor ficará menos estressado e o consumo de combustível será menor.
O peso do pneu afeta a resistência ao rolamento, pois quanto mais leve o pneu, menor será a resistência ao rolamento, e vice-versa, diminuindo e aumentando o consumo de combustível posteriormente.
P: Qual é a melhor pressão do pneu?
R: A pressão do pneu é medida em barras ou PSI (libras por polegada quadrada). Embora cada veículo tenha a pressão necessária para os pneus, a medição de pressão geralmente recomendada e aceita é entre 28 e 36 PSI, o que se converte em aproximadamente 1,9 a 2,5 barras.
P: Como posso escolher os pneus certos para melhor economia de combustível?
R: Investir em pneus com eficiência energética, também conhecidos como “pneus ecológicos” ou “pneus verdes”, é uma ótima maneira de escolher os pneus certos para melhor economia de combustível. Esses pneus são de baixa resistência. Embora possam ser caros, os custos que você economizará a longo prazo superarão as despesas iniciais.
P: Como posso melhorar minha economia de combustível?
R: Há muitas maneiras de melhorar a economia de combustível, incluindo garantir que a pressão dos pneus esteja no PSI ou bar correto e bombeá-los quando necessário é uma maneira de fazer isso. Outra é cuidar e escolher os pneus certos e garantir que o alinhamento das rodas esteja em ordem.
Manutenção regular e sem excesso de velocidade, aceleração rápida ou desaceleração também são recomendados. Tente manter uma velocidade consistente ou mude para o controle de cruzeiro quando for adequado. Remova qualquer peso extra ou carga desnecessária do seu veículo ou frota.
Na Cartrack, nosso objetivo é simplificar e automatizar sua experiência de gerenciamento de frota com várias soluções, como rastreamento em tempo real, aumento da eficiência de entrega e otimização de rotas.
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