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O que é Coaching de Motorista? Obtenha todos os insights sobre como impulsionar seus motoristas

Os gerentes de frotas confiam em seus motoristas, mas ainda precisam ficar de olho nos hábitos de direção para evitar drenagem de combustível, altos custos de reparo ou até mesmo fatalidades. Com o treinamento certo, melhores hábitos de direção podem ser alcançados, mas a questão é: qual é a melhor maneira de treinar motoristas para melhorar sua qualidade de serviço?

Vamos dar uma olhada no treinamento de motoristas.

 

Neste artigo, você irá:

  • Entender a importância do treinamento de motoristas
  • Descobrir os quatro principais motivos pelos quais você precisa de um sistema de treinamento de motoristas
  • Aprender sobre as consequências de maus hábitos de direção
  • Obter dicas para treinamento de motoristas eficaz
  • Descobrir como a Cartrack torna o treinamento de motoristas mais fácil para você

 

Explicação sobre treinamento de motoristas: o que é?

O treinamento de motoristas é o processo de ensinar e envolver motoristas de frotas para melhorar seu comportamento ao longo do tempo e aumentar a segurança na estrada. Ele visa economizar custos e aumentar a produtividade.

 

Por que o treinamento de motoristas pode ser desafiador

Os motoristas vêm com diversas habilidades; alguns são experientes e outros estão em um nível iniciante. Por exemplo, um novo motorista pode precisar de uma explicação aprofundada sobre conformidade e regulamentações, enquanto um motorista experiente provavelmente precisará apenas de treinamento de atualização sobre direção defensiva avançada. Isso significa que o feedback precisa ser adaptado às necessidades exclusivas de cada motorista, mas, infelizmente, os gerentes de frota e de segurança não têm tempo para se envolver com cada motorista devido às suas agendas sempre tão ocupadas, especialmente ao administrar uma frota grande.

Os gerentes de frota não podem corrigir o que não podem ver. Eles não sabem exatamente quais atividades os motoristas realizam na estrada, e isso torna difícil perceber padrões ou identificar o verdadeiro motivo pelo qual o combustível não dura, por que o motorista acabou em um acidente ou por que as peças do veículo sempre precisam de reparo ou substituição. Sem análise de dados de um sistema de gerenciamento de frota, o coaching não funciona.

 

4 consequências do mau comportamento do motorista em empresas de frota que você precisa saber

Veja como a direção problemática pode causar séria drenagem de lucro:

1. Desperdício de combustível

O combustível representa a maior parte do orçamento para administrar uma frota e piora quando não é monitorado. Estes são alguns hábitos de direção que podem aumentar drasticamente o consumo de combustível:

  • Frenagem brusca: Isso geralmente acontece quando o motorista não mantém uma distância segura durante o trânsito ou está distraído. Ele usa mais combustível porque a transmissão do veículo muda para uma marcha mais baixa para recuperar o impulso.

  • Longos períodos de marcha lenta: De acordo com a North Carolina Environmental Quality, ficar em marcha lenta por 10 segundos usa mais combustível do que desligar o motor e reiniciá-lo. A marcha lenta também danifica peças do veículo e causa poluição.

  • Excesso de velocidade: Uma velocidade mais alta requer mais potência do motor para superar o arrasto da resistência do vento, pneus e transmissão, o que, portanto, queima mais combustível.

 

2. Manutenção

Hábitos de direção descuidados colocam uma pressão no veículo e encurtam sua vida útil devido ao desgaste constante. Aqui estão alguns exemplos de hábitos de direção descuidados que podem causar problemas de manutenção:

  • Acelerar um motor frio: geralmente feito em manhãs frias de inverno, quando você está atrasado e precisa ir, a aceleração excessiva coloca pressão no motor antes que o óleo tenha a chance de circular adequadamente, aumentando o desgaste.

  • Deslizar: manter o pé na embreagem é chamado de deslizar e desgasta a placa de pressão e o rolamento antes do tempo esperado.

  • Ignorar sinais de alerta: os motoristas precisam se familiarizar com os símbolos no painel para que saibam quando parar e agir para evitar mais danos ou uma pane. Se você vir alguma luz de alerta relacionada ao motor, frenagem, airbag, pressão do óleo ou pressão dos pneus, pare e peça ajuda imediatamente.

 

3. Preocupações com a segurança

Isso é importante e mais óbvio. A direção imprudente é uma das principais causas de acidentes rodoviários. Os motoristas são responsáveis ​​não apenas por sua própria segurança, mas também pela segurança dos outros. Uma pequena distração ou velocidade mais alta pode causar uma colisão enorme, acabar com vidas e resultar em grandes processos ou prisão para o motorista. Isso também pode causar perda de receita devido a tempo de inatividade inesperado, reparos e substituições.

 

4. Uma má reputação da empresa

O objetivo do adesivo “Como está minha direção” na parte traseira de um caminhão ou carro pertencente a uma empresa de frota é promover uma direção segura, que é outra boa maneira de monitorar o comportamento do motorista. Se seus motoristas não forem treinados, eles correm o risco de sempre serem denunciados, prejudicando a marca da empresa, pois ela será conhecida por dirigir mal. Isso se torna um problema maior quando mais pessoas percebem, a notícia se espalha e os clientes começam a evitar se associar ao seu negócio de frota. Fica ainda pior quando os motoristas são pegos em acidentes, e é a mesma empresa que aparece.

 

 

Dicas para treinamento eficaz de motoristas

O treinamento de motoristas desempenha um papel importante na receita geral do negócio, capacita os motoristas e os ajuda a desenvolver suas habilidades. Sua abordagem para fazer isso é muito importante; aqui estão algumas dicas para um treinamento bem-sucedido:

  1. Obtenha um sistema de monitoramento de motoristas: a telemática elimina a lacuna fornecendo dados em tempo real sobre sua frota. Isso permite que você rastreie as rotas dos motoristas e monitore o comportamento problemático dos motoristas.

  2. Crie um relacionamento com seus motoristas: tenha uma abordagem positiva para cada sessão, cumprimente cada motorista, trate-os com respeito, pergunte como está o dia e como está a família e diga a eles o quanto você os aprecia.

  3. Reserve um tempo para seus motoristas: os incidentes mais sérios devem ser resolvidos em um ou dois dias, mas é aconselhável que você dê pelo menos um feedback semanal para que isso se torne parte da cultura da empresa.

  4. Faça da comunicação uma via de mão dupla: o treinamento deve ser realizado como uma conversa em vez de apenas instruções. Pergunte ao motorista o seu lado da história, ouça-o, dê instruções e certifique-se de que ele entenda o risco de continuar com o comportamento.

  1. Dê reconhecimento aos melhores motoristas: aqueles que se saem bem devem ser recompensados, e aqueles que mostram melhorias devem ser reconhecidos. Isso incentiva o motorista e aumenta o moral.

  2. Seja positivo ao abordar os motoristas: todo feedback deve ser visto como uma forma de melhorar, em vez de uma tática de intimidação.

  3. Obtenha o comprometimento do motorista: os motoristas devem ser encorajados a assumir a responsabilidade por suas ações e concluir as ações de acompanhamento acordadas.

 

Simplifique o monitoramento e o treinamento do motorista com uma solução completa

É evidente que o treinamento do motorista é essencial para todos os negócios de frota, e a Cartrack, sem dúvida, tem as melhores soluções para você e seus motoristas:

 

As ferramentas de treinamento do motorista da Cartrack

  1. Sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS)
    Aumente a conscientização do motorista com o ADAS da Cartrack. Esta ferramenta poderosa usa sensores baseados em câmera, algoritmos inteligentes, inteligência artificial e aprendizado de máquina para alertar os motoristas sobre pontos cegos e colisões frontais.
  2. Ferramenta de treinamento ADAS
    O recurso de treinamento de motorista na plataforma da Cartrack permite que você veja relatórios de risco e vídeos de violações de direção diárias ou mensais, como cintos de segurança não usados, fadiga ou uso de celular. Esta ferramenta valiosa também mostra o número de vezes que um motorista repetiu um incidente, bem como quantas vezes ele foi treinado sobre essa violação específica. Você pode deixar notas para cada evento, permitindo que você acompanhe o que foi discutido na última sessão de treinamento.

  3. Cartões de pontuação do motorista
    Nossos cartões de pontuação do motorista fornecem as classificações de cada motorista com base em eventos como aceleração ou frenagem brusca. Isso ajuda você a identificar áreas para melhoria para que você saiba que tipo de treinamento eles precisam, e também ajudará você a recompensar os motoristas com as classificações mais altas.
  1. Relatórios de risco do motorista
    Monitore facilmente o progresso de cada motorista e identifique tendências por meio do insight fornecido por relatórios detalhados do motorista para que você possa tomar decisões informadas com base em dados em tempo real.

 

 

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Aqui estão algumas respostas relacionadas ao treinamento de motoristas para perguntas que você ainda pode ter em mente

O que é treinamento de motoristas?

O processo de educar motoristas de frotas para melhorar o comportamento do motorista para que você possa economizar nos custos de operação da frota e aumentar a segurança do motorista.

 

O que é um motorista de ônibus?

Um funcionário que dirige um ônibus ao longo de uma rota definida para pegar e deixar passageiros. Geralmente para viagens de longa distância.

 

Como melhorar o comportamento dos motoristas de ônibus e táxis?

Você pode impulsionar o comportamento dos motoristas de ônibus e táxis fornecendo treinamento e educação sobre segurança no trânsito, atendimento ao cliente e técnicas de direção que podem melhorar seu comportamento na estrada.

 

Qual a importância de um bom motorista?

Um bom motorista reduz os riscos de acidentes e promove a segurança na estrada.