Por que iniciar um negócio de logística de transporte e uma empresa de caminhões irá beneficiá-lo
A logística de caminhões desempenha um papel significativo em nossa economia e vida diária.
Neste artigo:
Obtenha uma visão geral do que a logística de caminhões envolve
Aprenda como iniciar um negócio de logística de caminhões passo a passo
Por que a logística de caminhões é um negócio tão gratificante para se aventurar
Como a plataforma de gerenciamento de frota da Cartrack pode ajudar a administrar uma empresa de transporte e caminhões eficiente, segura e em conformidade
De acordo com a pesquisa de fluxo de commodities (CFS), os caminhões transportaram 71,6% ou $ 10,4 trilhões dos $ 14,5 trilhões de todas as mercadorias enviadas nos Estados Unidos em 2017. Claramente, iniciar um negócio de logística de caminhões traz muitas recompensas, mas é um trabalho árduo também.
O que é logística e como evoluiu para a logística de caminhões?
A palavra logística tem origem no termo francês loger ou logistique que significa escassez. Historicamente, a logística era um termo associado aos militares, onde a função da logística era fornecer às tropas equipamentos adequados para a guerra.
Com a ascensão do consumismo e o crescimento e complexidade das cadeias de suprimentos, a palavra logística evoluiu na década de 1950. A logística tornou-se um termo utilizado no setor empresarial para se referir ao processo de planejamento, implementação e controle do transporte de mercadorias, recursos e informações desde o ponto de origem até o ponto de consumo do cliente. O foco da logística mudou da guerra para atender às expectativas do cliente e alcançar a satisfação do cliente da maneira mais oportuna e econômica.
Hoje, os mercados de logística da indústria se desenvolveram ainda mais como um conceito utilizado para análise e planejamento de negócios para ajudar as empresas a obter vantagem competitiva estratégica, considerando todos os possíveis fatores envolvidos na operação comercial.
Logística de caminhões, portanto, refere-se à pesquisa e planejamento de operações de caminhões. A logística de caminhões leva em consideração todos os fatores envolvidos no transporte de mercadorias e recursos com o uso de caminhões, para aumentar a produtividade e a eficiência. A logística de caminhões inclui:
Planejando e otimizando as rotas mais eficientes para os caminhoneiros
Melhorar o consumo de combustível através da gestão de combustível
Garantir que os caminhões estejam em boas condições para concluir as tarefas
Contratação de uma excelente equipe de caminhoneiros
Aplicando uma gestão de frota eficaz
No mundo industrializado de hoje, os caminhões são um dos principais meios de transporte comercial e de mercadorias. A logística eficiente de caminhões não apenas ajuda uma empresa de caminhões a alcançar o sucesso, mas também contribui positivamente para a economia. Portanto, é seguro dizer que a indústria de caminhões desempenha um grande papel na economia.
Vamos dar uma olhada em como esta importante e grande indústria opera.
Como funciona o setor de negócios de transporte?
Uma empresa de logística de caminhões se enquadra no setor de negócios de transporte, composto por empresas que transportam mercadorias, recursos ou até passageiros de um local para outro. Essas empresas fornecem serviços para diferentes mercados-alvo, de indivíduos a empresas e até parceiros comerciais globais. Isso significa que as empresas do setor de transporte podem se especializar em vários nichos e atividades, desde e-hailing ou transporte de mercadorias de clientes até remessa internacional de suprimentos e produtos.
As empresas do setor de transporte são comumente classificadas em diferentes categorias com base no cliente-alvo, no tipo de rotina e no serviço prestado, a saber:
Transporte pessoal: é fornecido para indivíduos e pequenos grupos de pessoas e inclui serviços individuais, como serviços de táxi, serviços de ônibus e, mais recentemente, serviços de e-hailing.
Transporte local: esta categoria fornece serviços para mercados regionais transportando cargas como gado, materiais, bens de consumo e muito mais. O transporte local pode ser comercial ou particular, dependendo dos materiais distribuídos.
Transporte global: O transporte global oferece serviços de transporte marítimo ou entrega aérea de carga. Esses serviços consistem em aspectos das categorias pessoal e local, mas em escala internacional.
A logística de caminhões se concentra em serviços locais. Ao fornecer esses serviços, a logística de caminhões prioriza a segurança nas estradas para garantir o transporte seguro de cargas e a segurança de motoristas e indivíduos, bem como a preservação de mercadorias, produtos e cargas específicas. O que a logística de caminhões faz é examinar fatores como rotas de caminhões, tipos de cargas e prazos de entrega para melhor facilitar os diferentes tipos de serviços de transporte e determinar o melhor meio de transporte. Por exemplo, o transporte pesado e o longo curso são aspectos mais exigentes do transporte rodoviário do que os serviços pessoais de e-haO
Papel da logística de caminhões nos negócios da cadeia de suprimentos de transporte
Uma cadeia de abastecimento refere-se a uma rede de indivíduos e empresas que estão envolvidos na criação de um produto e entregá-lo ao consumidor. A logística de caminhões é um aspecto da cadeia de suprimentos que desempenha um papel na entrega de bens ou serviços a clientes, fabricantes, distribuidores ou consumidores.
Simplificando, a cadeia de suprimentos abrange a produção e distribuição de bens e serviços para todos os tipos de clientes, enquanto a logística de caminhões se concentra na movimentação e armazenamento de produtos na cadeia de suprimentos. Quando implementados de forma eficiente, tanto o gerenciamento da cadeia de suprimentos quanto a logística de caminhões trabalham juntos para dar às empresas uma vantagem competitiva e agregar valor aos seus clientes.
O objetivo da logística de caminhões é fazer com que os bens e serviços sejam entregues no prazo. Para atingir esse objetivo, a logística de caminhões segue um fluxo logístico que envolve o movimento e a direção de mercadorias, recursos, produtos ou informações dentro de uma rede de cadeia de suprimentos entre o ponto onde as mercadorias, recursos, produtos ou informações se originam até onde são consumidos pelos clientes.
Os três tipos de fluxos logísticos são:
Logística de entrada: Matérias-primas, ferramentas, máquinas usadas para fabricação, itens consumíveis necessários para combustível ou várias peças de reposição e outros elementos para insumos de produção são movidos, transportados ou armazenados de fornecedores para fabricantes para processamento e produção. Sendo a primeira parada da cadeia de suprimentos, a logística interna eficaz permite uma cadeia de suprimentos rápida e integrada.
Logística de saída: os produtos acabados da fabricação são movidos para a próxima parada da cadeia de suprimentos. Esses produtos acabados são enviados e entregues do armazém para os clientes do negócio de logística. Todos os produtos que passam por esse fluxo logístico de saída são destinados ao consumo e à satisfação do consumidor – isso também é chamado de processo de atendimento de pedidos.
Logística reversa: envolve devolução, manutenção, reparo, recondicionamento, revenda, reciclagem, recuperação ou descarte adequado de produtos. A logística reversa, portanto, refere-se à movimentação de itens ou mercadorias dos consumidores de volta à cadeia de suprimentos. Este processo é mais comum na indústria automobilística e eletrônica.
3 razões pelas quais você deve abrir uma empresa de transporte rodoviário
Com a atual escassez no setor de logística, iniciar um negócio de logística de caminhões pode ser recompensador. Aqui estão três razões pelas quais você deve iniciar um negócio de logística de caminhões:
Você pode ganhar dinheiro
Entre outras razões, as pessoas abrem negócios para ganhar dinheiro. Então, sim, você pode ganhar dinheiro com um negócio de logística de caminhões, no entanto, apenas se você o gerenciar com eficiência. Isso ocorre porque o lucro obtido no negócio de logística de caminhões é fortemente afetado pelos custos. Os custos de combustível são um dos fatores que podem levar a custos elevados, especialmente em transporte rodoviário e logística – os custos de combustível consomem seus lucros.
Você pode trabalhar em casa
Trabalhar em casa se tornou uma nova norma. Hoje, as necessidades básicas de gerenciamento de uma empresa de logística de caminhões são um computador, telefone e internet. Com esses gadgets, é possível iniciar, possuir e gerenciar um negócio de logística de caminhões em casa. Os caminhões podem estar ocupados na estrada o dia todo enquanto você usa o software de gerenciamento de frota para monitorar a atividade de sua frota com o uso do software de localização GPS.
Você não precisa possuir caminhões
A maioria das pessoas supõe que, para iniciar seu próprio negócio de caminhões, você precisa investir em um caminhão ou caminhões – esse não é o caso. Como proprietário de uma empresa de logística de caminhões, você não precisa ser o proprietário do caminhão ou caminhões. Um negócio de caminhões iniciante pode ser iniciado com o caminhão de outra pessoa – assim como o Uber e o Bolt. Isso é chamado de operador-proprietário e você pode simplesmente registrar o caminhão do operador-proprietário sob sua autoridade.
Pensando em abrir sua própria empresa de logística? Vamos começar com as etapas a seguir!
Conclua o treinamento necessário
A logística de caminhões requer o conjunto certo de treinamento e habilidades, portanto, é importante adquirir o treinamento certo e adequado para o trabalho. A forma de treinamento varia de acordo com o tipo de serviço que a empresa de transporte rodoviário fornecerá – seja transporte global, local ou ambos. A seguir estão alguns dos requisitos de treinamento:
– Sistemas de gerenciamento de transporte: este treinamento fornece uma compreensão de como os sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) funcionam e por que é vital para os sistemas de transporte. O treinamento prepara você para gerenciar e rastrear todos os diferentes aspectos do gerenciamento de transporte, como manutenção de veículos, armazenamento, comunicações, manuseio de carga e muito mais.
– Operações de gestão e inventário: A capacidade de manusear e controlar o inventário desempenha um papel vital no negócio de transporte e logística. O gerenciamento de estoque é integrado ao gerenciamento de depósito para informar e educar você sobre como os produtos se movem em sua operação.
– Regulamentações e leis de transporte: para administrar um negócio de logística de caminhões que forneça serviços domésticos e internacionais, o treinamento deve incluir regulamentações sobre comércio interestadual e remessas e transportadoras globais.
Pode haver treinamento ou cursos adicionais que podem ter que ser adquiridos, dependendo do tipo de serviço que a logística de seu caminhão oferece e dos regulamentos do governo local.
Faça sua pesquisa
Antes de entrar na logística de caminhões, é importante pesquisar o setor. A pesquisa ajuda você a entender o negócio e a viabilidade dele, antes mesmo de entrar no mercado. Aqui estão alguns pontos de pesquisa que podem fornecer uma visão geral do negócio:
– Custos: Como mencionado acima, o objetivo de possuir um negócio é obter lucro. É importante descobrir os custos do negócio e se o negócio é lucrativo.
– Concorrentes: pesquisar concorrentes ajudará você a entender o que outros provedores de serviços estão fazendo certo ou errado. Dessa forma, você entenderá quais são as expectativas do cliente.
– Nicho: O negócio de logística de caminhões é uma grande indústria. Descubra em quais bens e serviços você gostaria que sua empresa se especializasse. Empresas de sucesso escolhem um caminho.
Configurá-lo
Iniciar um negócio de logística de caminhões levará muito tempo, dinheiro e energia, porque envolve planejamento, tomada de decisões financeiras importantes e conclusão de uma série de atividades legais. Aqui está um guia para configurar seu negócio de logística de caminhões:
– Criar um plano de negócios – Escolha uma entidade comercial – Abra uma conta comercial – Garanta a conformidade da frota
Obter financiamento
Ferramentas de transporte e diferentes requisitos de transporte rodoviário e de carga são alguns dos capitais necessários para iniciar um negócio de logística de trilhos. Portanto, você precisa de capital inicial para iniciar um negócio de logística de caminhões. Felizmente, existem muitas opções de financiamento e financiamento disponíveis, com base no tipo de serviço que uma empresa de logística de caminhões oferece, bem como na localização geográfica da empresa. Existem opções de financiamento tradicionais, como empréstimos e ajuda financeira privada. No entanto, se você não tem dinheiro, pode optar por um financiamento que pode ajudá-lo a iniciar um negócio de logística de caminhões sem dinheiro. O truque é pesquisar e encontrar o financiamento ideal para você.
Na África do Sul, a logística de caminhões apresenta uma grande oportunidade de negócios com algumas boas opções de financiamento – incluindo opções de financiamento do governo e também financiamento privado.
Reúna uma equipe para operar sua frota
Um negócio de logística de caminhões sem caminhoneiros não é funcional. Há muitas coisas a levar em consideração ao contratar funcionários:
– Eles têm um histórico de direção segura? – Verifique o perfil de conformidade, segurança e responsabilidade (CSA) do candidato – Eles devem ter uma carteira de motorista comercial (CDL) ou certificado de teste de estrada – Certifique-se de que a certificação médica do requerente está atualizada – Faça um teste de estrada
Encontrar um funcionário adequado levará muito tempo e esforço, mas contratar o candidato certo para o trabalho terá um impacto positivo nos negócios.
Invista em um software de gerenciamento de frota
Encontrar o melhor software de gestão de frotas irá ajudá-lo a garantir o sucesso do seu negócio. Um bom software de gerenciamento de frota ajudará você a otimizar rotas, rastrear caminhoneiros e cargas, garantir que sua frota esteja em conformidade, ajudá-lo a gerenciar custos relacionados à frota, protegê-lo contra fraudes de combustível e garantir a segurança de seus caminhoneiros.
Supervisione sua empresa de logística e economize tempo com o software como serviço (SAAS) da Cartrack
O software de gerenciamento de frota da Cartrack permite otimizar toda a operação da frota, desde o monitoramento do comportamento do motorista e o uso do rastreamento por GPS para identificar motoristas e ativos até o gerenciamento do uso do veículo e do consumo de combustível.
Entre em contato com a Cartrack hoje e dê o pontapé inicial em sua empresa de transporte rodoviário de sucesso conosco.