A construção de uma nova ponte suspensa de 785 milhões de dólares, ligando Maputo e Katembe, em Moçambique, reduziu o tempo de viagem e impulsionou o turismo local e o comércio com a África do Sul.
Com um vão principal de 680 metros, a ponte suspensa, que liga a capital moçambicana Maputo a sul de Katembe, quebrou o recorde de maior ponte do género em África.
O Presidente Filipe Nyusi anunciou a abertura da ponte em Novembro de 2018
Aumento para viagens de SA
A ponte reduziu o tempo de viagem entre a província sul-africana de KwaZulu-Natal e Moçambique em até 75% – de seis horas para 90 minutos – e deverá impulsionar drasticamente o turismo e o comércio com o vizinho do sudoeste de Moçambique. Um pedágio de apenas 3 dólares é cobrado para atravessar a ponte.
Financiamento e construção
A ponte, que foi financiada com empréstimos do Exim Bank chinês, custou 785 milhões de dólares norte-americanos. Apesar do investimento gigantesco, a ponte deverá proporcionar retornos económicos impulsionando a economia local e revitalizando a zona periférica da Katembe, que é historicamente subdesenvolvida para a sua localização. Com a conclusão da ponte e a extensão da estrada para a Ponta do Ouro, prevê-se um crescimento populacional de até 400.000 habitantes para Katembe.
Muito tempo de espera
A ideia de uma ponte sobre a baía de Maputo existe há pelo menos duas décadas, mas os planos não se tornaram realidade até à visita do Presidente moçambicano Armando Guebuza à República Popular da China em 2011, altura em que se comprometeu com financiamento foi colocado em prática. O trabalho de construção do projecto foi realizado predominantemente por uma empresa chinesa: a China Road and Bridge Corporation. O jornal chinês China Daily estima que o projecto criou 2.000 empregos.
Projeto maciço
A ponte suspensa de quatro pistas tem um comprimento total de 3.041 metros e atravessa a baía a uma altura de 60 metros. O projecto inclui ainda uma extensão de 129 km da estrada de Katembe até à cidade fronteiriça da Ponta do Ouro e uma extensão de 63 km da estrada entre Boane e Bela Vista.
Aumentar o uso de veículos em Moçambique
A construção da ponte surge num momento em que Moçambique está a assistir a um aumento maciço na sua adopção de carros, especialmente no seu centro urbano. Maputo agora hospeda um carro para cada quatro dos seus habitantes, o que contrasta fortemente com as províncias rurais de Moçambique, onde um carro por mil pessoas está mais próximo da norma.
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